quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Deus é Fiel
O SENHOR É FIEL Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno (2 Ts 3.3).

Guarde em seu coração que o Senhor é fiel, pois sempre cumpre o que promete. Ainda que pareça impossível, quem confiar verá que Ele honra o que os Seus lábios prometeram. Além disso, Ele conforta os abatidos, levantando-os, cura os enfermos e liberta os oprimidos. Nunca aceite em seu coração que o inimigo poderá destruir sua família, seus bens e sua saúde, pois o Senhor, que é fiel, irá guardá-lo do maligno.

Lembre-se sempre desta qualidade do Senhor: fidelidade. Quando o maligno tentar destruí-lo ou minar sua confiança, fazendo-o desanimar e considerar que a luta está perdida, respire aliviado e confesse que o seu Deus é fiel. O Todo-Poderoso sempre Se mostrou cumpridor de todas as Suas promessas. Deus havia prometido a Moisés que seria inimigo dos inimigos dele (Êxodo 23.22). A fidelidade divina com relação a Abraão, por exemplo, não foi diferente. A Bíblia declara que, por duas vezes, esse patriarca quase perdeu a esposa. Na primeira, quem se interessou por Sara foi Faraó, mas o Senhor feriu o rei do Egito e a sua casa com grandes pragas, e o governante egípcio, então, teve de devolvê-la ao amigo de Deus. Na segunda, em sonho, o Altíssimo disse a Abimeleque, rei de Gerar: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido (Gênesis 20.3b). O rei, apavorado, devolveu a esposa de Abraão e ainda deu muitos presentes ao servo do Senhor. Deus cumpriu e sempre cumprirá Sua promessa.

Pior foi o que ocorreu com Hamã, um dos maiorais do grande Império Persa. Pelo fato de Mardoqueu não se inclinar perante ele, Hamã deixou que seu coração se enchesse de ódio contra o povo de Deus, a ponto de decidir exterminar todos os judeus. Para isso, persuadiu o rei Assuero a emitir um decreto, marcando dia e mês para o genocídio dos filhos de Israel. O Senhor, porém, havia transmitido Sua Palavra a Abraão, Isaque e Jacó de que eles e seus descendentes iriam tê-lO como Deus. Por meios extraordinários, a judia Ester tornou-se a rainha da Pérsia. Então, como Deus é fiel, uma emenda foi aditada ao decreto, o qual não poderia ser revogado, e os judeus não foram mortos, mas vingaram seus inimigos. E quanto ao autor daquele projeto maquiavélico? Foi enforcado na mesma forca que mandara preparar para Mardoqueu (Ester 9.25).

Não é bom deixar nenhuma ameaça entrar em seu coração. Se o inimigo disser que destruirá você, sua família e todos os seus bens, nem sequer preste atenção a ele. Deus não deixará que isso aconteça. Em qualquer situação, o Senhor conforta, levanta o abatido, cura o enfermo e perdoa àquele que caiu em pecado. Se o Deus fiel promete que irá livrá-lo do maligno, por que temer as ameaças do inferno?

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

PENSE IGUAL A DEUS

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais (Jeremias 29.11).

Muitas vezes, por não entendermos o valor dos nossos pensamentos, deixamos nossa mente pensar negativamente. No entanto, quando agimos dessa forma, damos ao diabo o controle dessa “usina de força”. Se ela trabalhar de modo errado, produzirá energia ruim, a qual nos causará danos. Por outro lado, pensar no que é bom fará com que nossos problemas, em sua maioria, sejam solucionados. É de muita valia entender que aquilo que somos hoje é o que pensamos ontem; e seremos amanhã o que, hoje, imaginamos. Então, quem tem pensamentos negativos não conseguiu ainda se libertar do velho homem e vive sob a direção do espírito do erro, que, no passado, conduzia-o segundo os próprios desejos (Efésios 4.17-22; Romanos 6.21). É na mente que o diabo instala seu controle para levar o homem a fazer aquilo que não agrada a Deus. Sendo assim, nossa mente deve estar ocupada com boas coisas para o nosso bem e o do próximo. Mesmo sabendo que somos imperfeitos e sujeitos a tentações e erros, Deus pensa coisas agradáveis a nosso respeito. Por isso, ao imaginarmos que não conseguiremos enfrentar uma dificuldade e considerarmos que algo está além da nossa capacidade, estamos tirando o Senhor do comando e colocando o inimigo para nos dirigir, uma vez que pensar de modo negativo dá ao adversário o controle desse fantástico gerador. Quem, por exemplo, vive com a mente na sensualidade e nos demais pecados da carne, invariavelmente, fica preso às garras da prostituição (Provérbio 23.27). A energia produzida pela mente pode ser boa ou má, depende da nossa vontade. O apóstolo Paulo ensinou que só devemos pensar no que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, naquilo que há alguma virtude ou algum louvor (Filipenses 4.8). Como a condição do povo de Deus melhoraria em todos os sentidos se ele assumisse as orientações do Santo Espírito, dadas por Paulo. Pensar no que não presta produz energia má, que causa grandes sofrimentos. No entanto, quem treina a mente a pensar no que é bom desenvolve um potencial maravilhoso para enfrentar os obstáculos e vencê-los, fazendo com que a própria pessoa se admire ao ver que entre ela e os vencedores não existe diferença. Pensando positivamente, como a Palavra de Deus orienta, a maioria de seus problemas deixará de existir. Então, comece a pensar como o Senhor ensina. O Altíssimo sabe que somos imperfeitos e sujeitos às tentações, porém, Ele não pensa em fracasso nem Se deixa levar pelo pessimismo. Para o Pai, você não pode desperdiçar o dom que Ele lhe deu e cair no pecado. Ao contrário, Ele crê no fato de que, com o poder dEle, você sairá vencedor de qualquer situação difícil. Então, o que você diz?

Em Cristo, com amor, R. R. Soares Deus os abençoe... Beijinhos...